As melhores métricas de mídia social para se concentrar
Qualquer estratégia de mídia social que se preze precisa ser avaliada de maneira adequada. No entanto, você pode se surpreender com a quantidade de profissionais de marketing que não pensam em olhar além dos dados encontrados na guia Visão geral do Facebook. Embora ninguém discuta sobre a importância de manter o controle dessas estatísticas (é por isso que elas estão logo no início), há uma inteligência muito mais valiosa a ser obtida fazendo um mergulho mais profundo como coprodutor responsável
Facebook - o básico
1. Engajamento
O envolvimento mede o número de vezes que as pessoas realizaram uma ação em sua postagem. As ações incluem cliques, compartilhamentos, comentários ou reações.
Esta é uma métrica valiosa para avaliar o quanto seu público gosta de seu conteúdo. Aprender os tipos de postagens com as quais as pessoas se envolvem ajudará a informar sua estratégia de conteúdo. Melhor envolvimento também ajuda sua postagem a alcançar mais feeds de notícias de seus seguidores.
2. Alcance
Alcance indica o número de pessoas que viram sua postagem. Mudanças no algoritmo do Facebook dificultaram que as mensagens das marcas fossem vistas organicamente. Portanto, mesmo que uma empresa tenha um grande número de seguidores no Facebook, isso não significa que suas postagens serão visíveis para muitos deles.
Você pode acessar as informações de alcance da linha superior na guia Visão geral da página do Facebook Insights e obter mais detalhes na guia Alcance. Esta é uma métrica útil para ajudar a mostrar o número de pessoas que viram sua campanha ou conteúdo.
3. Impressões
Enquanto o alcance é o número de pessoas que viram sua postagem, impressões é o número de vezes que sua postagem foi vista. Se um indivíduo viu uma única postagem em três ocasiões diferentes, esse indivíduo representa um aumento de um no número de alcance e um aumento de três no número de impressões.
Para ver os dados de impressões, vá para a guia Postagens e escolha 'Impressões: orgânicas / pagas' no menu suspenso. Essa métrica permite que você entenda quantas vezes seu anúncio foi exibido. Se você dividir suas impressões pelo alcance, obterá a métrica de frequência, que é o número médio de vezes que uma pessoa viu seu anúncio. Isso pode ser útil ao tentar determinar o recall do anúncio ou a elevação da marca.
4. Curtidas na página e seguidores
Gostos e seguidores do Facebook são medidas importantes de público. Curtidas são pessoas que se identificaram como fãs de sua página, enquanto seguidores indicaram o desejo de ver postagens de suas páginas em seu feed de notícias (embora o algoritmo não garanta que isso aconteça).
É importante controlar o tamanho do seu público para ter certeza de que você não está perdendo mais fãs do que está ganhando.
Twitter - o básico
1. Impressões de tweet
Essa métrica é o número de vezes que o tweet foi mostrado, seja nas linhas do tempo de seus seguidores, como resultado de um like ou em uma pesquisa. As informações de impressões podem ser encontradas selecionando 'Exibir atividade de tweet' em sua análise do Twitter. Essa métrica pode ajudar a mostrar como seu conteúdo ou campanha foi divulgado para públicos fora de sua própria lista de seguidores.
2. Engajamentos
No Twitter, engajamento é qualquer ação que um usuário realiza em seu tweet, incluindo clicar em um link, retuitar, responder e curtir. Esta medida indica se o seu tweet motivou ou não alguém a descobrir mais ou a compartilhá-lo com outras pessoas. Você encontrará dados de engajamento na guia Tweet. Ter mais engajamentos é um bom sinal de que as pessoas gostam ou querem interagir com seu conteúdo
3. Top Tweet
Na página inicial da conta no Twitter analytics, você encontrará o principal tweet do mês atual. Esse é o tweet que ganhou mais impressões. É um indicador importante do que funciona bem com o seu público, seja o tipo de conteúdo, a hashtag usada, o dia e a hora do tweet ou uma combinação de alguns ou todos esses fatores.
4. Novos seguidores
'Novos seguidores' é a contagem de novas pessoas que optaram por seguir sua conta do Twitter durante o mês passado. Optar por se tornar um seguidor mostra uma conexão maior com sua marca do que retuítes ou curtidas. Este é um indicador-chave de desempenho (KPI) útil para o desempenho geral de sua marca no crescimento de seu público.
5. Principal seguidor
O principal seguidor é o seguidor com o maior número de seguidores próprios que o seguiu durante o último mês. Seus principais seguidores são aqueles que têm o maior potencial de espalhar seus tweets para outras pessoas, gostando ou retuitando-os.
6. Menção principal
Este é o tweet em que você foi marcado com mais impressões. Os usuários por trás de seus principais tweets costumam ser bons candidatos para possíveis campanhas de influenciador, pois eles evidentemente têm um número significativo de seguidores e estão engajados com sua marca.
Instagram - o básico
1. Impressões
Este é o número de vezes que sua postagem foi exibida para o público. A análise do Instagram divide esses dados ainda mais, mostrando as impressões que vieram de hashtags, de casa ou do perfil. O bom uso de hashtag ajudará a melhorar suas impressões de postagem.
2. Alcance
O número de usuários individuais que viram sua postagem.
3. Interações
Este é o número total de ações do usuário realizadas diretamente em sua postagem.
4. Descoberta
O recurso de descoberta do Instagram permite que os usuários encontrem conteúdo novo e relevante de contas que eles podem não estar acompanhando no momento. Os insights do Instagram mostrarão o número de usuários alcançados por meio do recurso que não estão seguindo você no momento.
Próximo nível de métricas
Com pesquisa e cálculos extras, você pode obter alguns dados de mídia social mais valiosos e formular KPIs para ajudar a quantificar o desempenho de sua estratégia do ponto de vista de conscientização, engajamento e satisfação do cliente.
1. Taxa de crescimento do público
É lógico que, à medida que o acesso à Internet continua a crescer em todo o mundo, as marcas podem esperar uma taxa proporcional de crescimento em seu público de mídia social. Portanto, quantificar a velocidade com que sua marca está conquistando seguidores é importante, assim como comparar sua taxa de crescimento com a de seus concorrentes.
Isso representa uma mudança no pensamento de perguntar "Quanto está crescendo nosso público?", Para perguntar "Com que rapidez nosso público está crescendo?" Se você observar uma redução na taxa de crescimento de sua audiência nas mídias sociais, pode indicar que você precisa tomar medidas para neutralizar a tendência.
Para calcular a taxa de crescimento de sua audiência, some o crescimento líquido de seguidores em todas as plataformas no mês anterior, divida pelo total de audiência em todas as plataformas e multiplique por 100 (para obter uma porcentagem).
Para fins comparativos, você pode pensar em fazer o mesmo cálculo nas plataformas de mídia social de seus concorrentes.
2. Compartilhamento de voz
O share of voice compara as menções da sua marca nas redes sociais em relação a todos os seus concorrentes. É uma forma útil de ver o quão visível, relevante e como sua marca está no topo do mercado no mercado.
Comece medindo todas as menções diretas e indiretas de sua marca durante o mês, usando seu identificador ou seu nome, em todas as plataformas de mídia social. (Ferramentas de análise e monitoramento de mídia social podem simplificar esse processo.) Faça o mesmo com seus concorrentes. Divida o total de menções pelo total de menções para todas as marcas (incluindo a sua) e multiplique por 100 para chegar ao percentual de participação de voz.
3. Taxa de aplausos
Quando os membros do seu público mostram uma resposta favorável à sua postagem, como gostar ou compartilhar, eles estão confirmando que encontram valor nela. Calcular a 'taxa de aplausos' mostrará a porcentagem de seu público que vê seu conteúdo como valioso.
Calcule o número total de respostas favoráveis que uma postagem recebeu ao longo do mês e divida-o pelo número total de seguidores. Multiplique esse número por 100 para obter a taxa de aplausos em porcentagem.
4. Taxa de amplificação
A taxa de amplificação representa a taxa na qual seu público compartilha seu conteúdo com suas redes. É um KPI que revela a disposição de seu público de se associar e se envolver com sua marca.
Some o número total de vezes que uma postagem foi compartilhada por usuários durante o mês. Divida isso pelo número total de seguidores e multiplique por 100 para obter a taxa de amplificação de sua postagem.
5. Taxa de viralidade
Há muito mais para medir a qualidade de uma postagem do que o número de curtidas que ela recebeu ou mesmo o número de vezes que foi compartilhada. A capacidade de uma postagem de se tornar 'viral' é melhor refletida pelo cálculo da porcentagem de quanto ela foi compartilhada em relação ao número total de vezes que foi exibida. O cálculo é simples: o número total de compartilhamentos é dividido pelo total de impressões e multiplicado por 100. Essa é a taxa de viralidade.
Digamos que uma postagem tenha 400 curtidas, mas foi compartilhada por 2.000 das 20.000 pessoas que a viram. Isso mostra mais potencial do que outro post que recebeu 1.000 curtidas, mas foi compartilhado apenas por 2.000 das 200.000 pessoas que o viram.
Em conclusão
Existem centenas de métricas de mídia social que podem ser examinadas, cada uma delas trazendo a você mais insights sobre seu público, seu relacionamento com sua marca e como e quando eles desejam receber informações suas. As métricas podem ajudá-lo a identificar alguns dos campeões de sua marca mais poderosos e fornecer maneiras novas e diferentes de interagir com eles. As métricas analíticas oferecem mais do que apenas KPIs em sua estratégia de mídia social. São as ferramentas de que os profissionais de marketing digital precisam para construir relacionamentos significativos com os clientes.
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