Por que a empatia no marketing é mais importante do que os dados

 Os dados revolucionaram o mundo do marketing. Tornou-se um ativo inestimável na segmentação de públicos e na construção de experiências personalizadas para indivíduos, ao começar a Investir no facebook



Embora seja uma ferramenta indispensável na tomada de decisões da empresa, não leva necessariamente a conexões autênticas. Entender seu cliente faz isso. É por isso que é fundamental infundir empatia no marketing - para entregar uma abordagem verdadeiramente centrada no cliente.


A empatia é considerada um componente-chave da inteligência emocional , uma habilidade crucial para se ter como líder. Depois de um ano como 2020, a empatia também é uma emoção fundamental que os profissionais de marketing precisam mostrar em 2021 para fazer seu trabalho com eficácia.






Fonte: OptinMonster


Esse sentimento é repetido em voz alta em um artigo de Noah Fenn : “Apesar de todos esses dados, a empatia ainda é a melhor ferramenta na caixa de ferramentas de um profissional de marketing”.


Embora possamos ter mais oportunidades de nos conectar com os clientes hoje (por meio de mídia social, canais de conteúdo e tecnologia), construir confiança pode ser mais desafiador do que nunca.


Para se tornar mais empático, coloque-se no lugar de seus clientes para entender melhor o que eles estão vivenciando. Então você pode dar a eles exatamente o que eles querem ou precisam para viver uma vida melhor.


Conclusões rápidas:


A empatia é um componente vital da inteligência emocional - uma habilidade que todo líder precisa para ter sucesso no mundo de hoje.

Os profissionais de marketing podem sofrer de “amnésia coletiva” ao tentar se conectar com seu público-alvo.

Os dados são essenciais e altamente valiosos, mas os profissionais de marketing devem equilibrá-los com empatia.

Os dados nunca podem substituir as conexões humanas reais.

Devemos usar a empatia no marketing para impulsionar o sucesso.

O que é marketing baseado em empatia?

O marketing baseado na empatia envolve ver pelos olhos de seus clientes. Para serem verdadeiramente centrados no cliente, os profissionais de marketing devem obter um entendimento profundo de quem são seus clientes, os desafios que estão enfrentando e o que os motiva a agir.




Devemos aprender a pensar como nossos clientes e seguir as etapas que eles seguirão para tomar uma decisão que melhore suas vidas. Depois de entender o que os motiva, você pode dar-lhes o que querem ou precisam para resolver um problema real que estão enfrentando.


Forneça a eles conteúdo, conselhos, recursos educacionais e ferramentas para abordar diretamente sua situação e dar-lhes clareza. Para incorporar empatia em sua estratégia de marketing, siga estas dicas.


Sempre foque em seu cliente. Coloque-os primeiro. Ajude-os a encontrar uma solução para seus problemas, primeiro entendendo o que desejam. Mostre seu interesse em ajudar e ouvir. Fale com suas emoções para criar conexões autênticas e construir relacionamentos mais fortes.

Tenha conversas. Em vez de empurrar sua marca para alguém e dizer por que ele precisa de você, mostre como você o ajudará a atingir um objetivo ou resultado desejado. Ouça tanto quanto fale.

Dê aos seus clientes potenciais o conteúdo que eles procuram. Não adivinhe. Conheça seus clientes atuais e potenciais tão bem que saiba, sem dúvida, que eles desejam o conteúdo que você cria e oferece. Se o seu conteúdo não for útil, será inútil.

Seja um bom ouvinte. Compreender a intenção do comprador envolve ver além do que é falado. Envolve ouvir com empatia as pistas e motivações por trás do que alguém diz ou faz. Isso ajudará a contextualizar e entender por que as pessoas estão comunicando certas emoções. Prestar atenção aos gatilhos emocionais - como culpa, medo ou confiança - pode ajudá-lo a criar mensagens de marketing convincentes que vão ao cerne de um problema.

Seu público é composto de seres humanos reais, não de pontos de dados

Eu não vou mentir para você. Adoro analisar dados, mas não adoro matemática. Sim, há uma diferença.


No entanto, reconheço que a informação não é a única coisa que importa no marketing. Ser excessivamente centrado nos dados pode criar uma desconexão, o que Fenn também enfatiza em seu artigo.


É fácil para os profissionais de marketing começarem a ver seu público como números - ou pontos de dados - em vez de indivíduos com nomes e necessidades reais. Fenn chama esse conceito de "amnésia coletiva". Em outras palavras, os profissionais de marketing geralmente perdem a perspectiva adequada, o que prejudica sua capacidade de criar empatia e criar conexões.


Felizmente, Amnésia Coletiva é Curável

Ao colocar seu chapéu de comerciante, certifique-se de não se desfazer de seu chapéu “humano”. Embora você possa aprender muito sobre seus clientes analisando dados - suas preferências, motivações, dados demográficos, etc. - ser centrado no cliente requer um ingrediente especial. Você consegue adivinhar o que é?


Por que você precisa de empatia em marketing

Fenn era responsável pela estratégia de vídeo e vendas da AOL. Em seu artigo, ele descreve as complexidades do marketing de conteúdo de vídeo . Muitas indústrias sofrem com os mesmos desafios que ele discute. Mas a verdade é que a maneira como você entrega conteúdo ao seu público deve ser simples, não excessivamente complexa.


Você pode gastar muito tempo tentando criar as campanhas perfeitas com base em seus dados. Isso não significa que vai ressoar com o seu público. Depender muito de seus dados pode deixá-lo com pontos cegos que o impedem de desenvolver ideias novas e inovadoras.


Ao combinar os dados com a empatia do cliente no marketing, você pode ver resultados massivos. Você pode criar algo altamente direcionado e significativo.


Aprendemos como ter empatia pelos outros quando crianças, mas é fácil perder essa habilidade quando adulto. Isso não significa que não nos importamos com os outros. Nem significa que nascemos com um gene da compaixão que eventualmente desaparece ou fica adormecido enquanto enfrentamos duras realidades ao longo de nossas vidas.


Empatia é uma habilidade que podemos adquirir, então há esperança para todos nós. Embora seja verdade que fatores sociais podem impactar nossa capacidade de atingir essa habilidade, podemos aprender a superar nossos ambientes - mesmo quando eles estão cheios de pessoas más que sugam .


Reaprenda como ser empático implementando elementos-chave em suas táticas de marketing. Vamos enfrentá-lo - a maior parte do marketing é uma merda. Não é empolgante, relevante ou benéfico. Muitas vezes está repleto de besteiras que evitam empatia com os clientes. Seu trabalho é mudar as coisas e se destacar da multidão.


Como se tornar um profissional de marketing empático

O marketing baseado na empatia é baseado na confiança . Seus clientes confiam em sua marca? Isso importa mesmo?


Absolutamente. Usamos uma pesquisa de confiança de marca, The Edelman Trust Barometer Special Report: In Brands We Trust , para reunir algumas informações interessantes sobre a importância da confiança no marketing.


A confiança é quase tão valiosa quanto a qualidade e o valor . Os consumidores classificaram isso como um fator crítico na tomada de decisão de compra.

A maioria das pessoas desconfia um pouco das marcas das quais compra. 53% dos entrevistados afirmam que podem identificar quando uma empresa está sendo desonesta.

Os consumidores confiam mais em influenciadores identificáveis ​​do que naqueles mais populares.

Organizações que se preocupam em ter um impacto social ressoam mais com os compradores do que aquelas que não o fazem. 53% dos entrevistados disseram esperar que as marcas se envolvam em pelo menos uma questão social.



Fonte: Edelman


Cada uma dessas descobertas nos traz de volta à empatia no marketing. Para construir confiança e fornecer transparência aos seus clientes, olhe para as coisas da perspectiva deles. Então você pode começar a se conectar com eles de um lugar sincero e autêntico. Em última análise, a maneira como você faz as pessoas se sentirem irá encorajá-las ou desencorajá-las a comprar de você.


Principais dicas para marketing baseado em empatia

Aqui estão algumas maneiras de criar empatia em sua estratégia de marketing para melhores conexões e resultados mais significativos.


Ajuda em vez de vender

Tentar promover uma venda liderando com ganchos em sua mensagem não ajudará você a construir confiança. Em vez disso, tente concentrar seus esforços de marketing de conteúdo em ajudar seu público, entregando conteúdo de forma consistente que resolva problemas relevantes.


Entre em contato com os sentimentos de seus clientes

Uma narrativa empática pode ajudá-lo a criar um vínculo significativo com os leitores. Criar narrativas em torno de desafios e situações reais ajuda os clientes a se verem em sua história.




Fonte: OptinMonster


Pense como seu cliente

Coloque-se no lugar deles e siga o caminho que eles podem seguir ao pesquisar e encontrar uma solução para seus problemas. Isso ajudará a remover qualquer preconceito que você possa ter e a ver de uma perspectiva diferente.


Concentre-se em como você pode tornar a vida do seu cliente melhor

Independentemente do que você comercializa, ele atende a uma necessidade (ou você não teria um negócio). Concentre-se nos benefícios do seu conteúdo, em vez dos recursos do produto ou serviço. Você pode desenvolver uma história de marca para mostrar como seu produto ou serviço economizará tempo ou dinheiro do cliente, tornará seu processo mais eficiente ou tornará sua vida mais fácil.


Seja claro, não confunda

Você já viu uma promoção de marca e pensou: "O que diabos foi isso?" Se sua mensagem confunde as pessoas, também as repelirá. Mesmo se você estiver vendendo o serviço ou produto mais complexo do mercado, sua mensagem deve ser clara e fácil de ser entendida por não especialistas.


Ouça com atenção seus clientes e esteja disposto a evoluir

Ouvir pode ser a parte mais vital de ser um profissional de marketing empático. Você aprenderá muito com seus clientes - tanto os felizes quanto os infelizes. Reserve um tempo para ouvir suas frustrações, desejos e críticas construtivas. Implemente as mudanças conforme necessário.

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